História da Tribuna da Zona Leste

A Tribuna da Zona Leste foi fundada pelo jornalista Wilson Ribeiro em março de 2001.

A razão de ser do jornal foi sempre lutar e trabalhar pela integração de todos os bairros da Zona Leste de Poços de Caldas. Apesar de ser a maior em extensão geográfica e em população de Poços de Caldas, a região sempre foi tratada com desprezo pelos consecutivos governos municipais. Isso por que a grande maioria de seus bairros é formada por um perfil mais "popular" e menos "rico", o que leva a despertar menos atenção por parte dos administradores e empresários investidores. Desde então, há um trabalho contínuo de registro da história da região e de seus bairros; da sua gente, de suas empresas e de tudo de mais importante que aconteceu neste período

A grande prioridade sempre foi a região: a Zona Leste em primeiro lugar. Informar os moradores sobre (quase) tudo que ocorreu, as reivindicações e reclamações dos moradores das mais diversas comunidades. Apontar e auxiliar as lideranças comunitárias e de classes que atuam na região. Ser um interlocutor entre estas comunidades e os poderes constituídos do município. Graças a este trabalhos, participamos da conquista de diversos benefícios para as comunidades locais. Os principais exemplos são:

+ Conclusão do Hospital da Zona Leste na Chácara Alvorada

+ Construção do SEST - SENAT no Parque Pinheiros

+ Construção da UPA no bairro José Carlos

+ Construção do ginásio poliesportivo no Nova Aurora

Todos estes equipamentos urbanos estavam sendo disputados para serem instalados em outras regiões, mas participamos intensamente das mobilizações de lideranças comunitárias e políticas locais e conseguimos que eles fossem construídos onde se encontram.

Ao longo da história do jornal, já acompanhamos o governo de vários prefeitos:

Paulo Tadeu (PT) > 2001 - 2004

Sebastião Navarro (DEM) > 2005 - 2008

Paulinho Courominas (PPS) > 2009 - 2012

Eloísio Lourenço (PT) > 2013 - 2016

Sérgio Azevedo (PSDB) > 2017 - 2020

Acompanhamos os governos dos presidentes Lula, Dilma e Michel Temer. Dos governadores Itamar Francos, Aécio Neves, Antônio Anastasia e Fernando Pimentel.

Presenciamos os altos e baixos da história política recente do país, suas alegrias, angústias, crises e impasses.

Testemunhamos a transformação da Zona Leste, com um grande crescimento e progresso construídos pelos seus próprios moradores. Muitos bairros surgiram e se formaram neste período, sendo exemplo de auto suficiência, já que contaram com pouco apoio das seguidas administrações municipais.

O mesmo se aplica a nossas empresas, de todos os setores. Muitas foram criadas durante este período e hoje são sólidas e líderes no município em seus respectivos mercados.