WhatsApp Image 2022 04 01 at 15.16.39

Dra. Regina vê com desconfiança anúncio de instalação de nova empresa  na cidade

Na sessão ordinária da Câmara Municipal de Poços de Caldas realizada na terça-feira, 29, a vereadora Dra. Regina apresentou um pedido de informações sobre o protocolo de intenções assinado em um grande evento entre a Prefeitura Municipal e uma empresa que tem planos de se estabelecer no município até 2023.

Nos últimos meses, a chegada de novas empresas tem têm sido amplamente divulgadas nos meios de comunicação da cidade. Uma delas anunciou investimentos futuros de R$ 150 milhões e com a geração de 800 vagas de trabalho. Alguns detalhes, porém, despertaram a atenção da parlamentar. Como o fato, por exemplo, da empresa ter sido constituída no início deste ano, em 11/01/2022, e com capital social incompatível com os parâmetros do projeto noticiado.

A ausência de outras informações por parte do executivo também chamam a atenção. Não constam documentos públicos que mostrem a efetiva participação até o momento da empresa em outros projetos operacionais. Também foi anunciada a doação de um terreno de aproximadamente 40 mil m2 no Distrito Industrial sem ainda ter passado pelo crivo do Legislativo. “A geração de vagas de emprego não pode ser promessas vazias”, diz Dra. Regina. Os vereadores Douglas Souza e Luzia Martins também assinam o pedido de informações.

MOBILIDADE URBANA

Os Planos de Mobilidade Urbana devem tratar da circulação de pessoas e bens e não só dos veículos, priorizando o pedestre e o transporte coletivo e não apenas o automóvel. A orientação também destaca que o planejamento deve estar ligado às regulações urbanísticas, metas ambientais e princípios da acessibilidade universal da cidade. Por tudo isso, Dra. Regina apresentou um pedido de informações para que o Executivo apresente informações a respeito do cenário atual do trânsito e do Plano de Mobilidade Urbana da cidade.

“Sabemos que o planejamento urbano e o uso do solo influenciam na qualidade de vida e na dinâmica econômica das cidades. No entanto, para tornar as cidades acessíveis, equitativas e democráticas é muito importante a coordenação com a mobilidade urbana”, diz a vereadora. “Os Planos de Mobilidade Urbana são instrumentos fundamentais para a boa gestão municipal”, finaliza.

Outro pedido de informações da Dra. Regina dentro dessa pauta questiona o Executivo a respeito da pavimentação na cidade. Questões como a quantidade de vias que já passaram por reestruturação, o custo do investimento total para atender essa demanda, os investimentos realizados até o momento e a quantidade de ruas que estão no cronograma para a execução são algumas das questões apresentadas. 

Compartilhe!