×

Observação

Folder doesn't exist or doesn't contain any images

BLOG 13ª614893

Transferência temporária pode ser feita até a próxima quinta-feira

Eleitores têm até o dia 18 de agosto para solicitarem a transferência temporária para seção com acessibilidade ou para se habilitarem para o voto em trânsito, caso já saibam que não estarão em seu domicílio eleitoral nos dias do primeiro e/ou segundo turno das eleições.

A transferência temporária também está disponível em outros casos: presos provisórios e adolescentes em internação; integrantes das Forças Armadas, PF, PRF, PM, Policia Penal Federal, Estadual e Distrital, Corpo de Bombeiro, Guardas Municipais, agentes de trânsito que estiverem de serviço nos dias das eleições; pessoas pertencentes às populações indígenas, quilombolas e comunidades remanescentes; mesários e pessoas convocadas para apoio logístico, juizes eleitorais e servidores da Justiça Eleitoral e promotores eleitorais.

Manifestação contra reajuste

O vereador Kleber Silva, do partido Novo, encabeça na cidade um movimento para divulgação de uma campanha nacional contra a intenção de reajuste salarial dos ministros do Supremo Tribunal Federal.

"Absurdo! Enquanto a população sofre com a inflação e perda do poder de compra, os ministros do STF já se movimentam para aumentar seus próprios salários em 18%. Este aumento elevará o teto do funcionalismo e beneficia milhares de servidores do Judiciário. E sabe quem vai pagar essa conta? Você", manifestou o vereador.

Visita à sede da GM

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais – Sindserv - voltou a fazer uma visita na sede da Guarda Municipal, no prédio da antiga Fepasa. Nesta visita encontrou os bancos que servem para descanso no plantão noturno, em péssimas condições, assim como armários sucateados, improvisações com tábuas em um dos corredores, fiação exposta, área inadequada para estacionamento das motos, caixas de papelão esparramadas pelo chão onde estão documentos, local inadequado para a guarda de café e açúcar junto com outros material de trabalho, fezes e urina de rato em armário onde ficam as embalagens de álcool e perto das garrafas de café, entre outros problemas.

No ano passado, a diretoria do sindicato já tinha realizado uma visita técnica no local e constatado esse e outros problemas. Na ocasião a informação da administração municipal foi a de que o local era inadequado para a instalação da corporação e que estava procurando outro imóvel para transferir a Guarda Municipal. O que não aconteceu até o momento.

Homenagem aos pais

O presidente da Câmara, vereador Marcelo Heitor, recebeu, ontem, em seu gabinete, a visita do seu pai, senhor Orlando. Emocionado com a visita, Marcelo aproveitou para gravar um vídeo em homenagem aos pais, que é comemorado neste domingo.

"Quero aproveitar esta visita e este dia para lembrar que domingo é o dia dos pais. Quero, através do meu pai, desejar um feliz dia dos pais. Primeiro ao senhor, meu pai, que Deus continue lhe abençoando por tudo, pelo exemplo, e tenho certeza que tudo que o senhor nos ensinou a gente tenta levar para a nossa vida. E a todos os pais, um feliz dia dos pais, que Deus abençoe a todos vocês e aproveitem, abracem seus pais enquanto vocês têm e quem não tem que Deus console e conforte", afirmou.

   CURTAS   

* Segundo noticia divulgada no portal G1, o Sul de Minas tem 26 políticos de 19 cidades que podem ter as candidaturas indeferidas e não concorrer a cargos públicos nas eleições 2022. A situação deles foi apontada em uma lista entregue pelo Tribunal de Contas da União (TCU) à Justiça Eleitoral. Em Poços um dos candidatos teve seu nome incluído na lista, podendo ficar inelegível por ter enfrentado problemas com o TCU. A notícia não cita os nomes, mas tudo leva a acreditar que se trata de um ex-prefeito que enfrentou problemas com as contas durante a sua gestão.

* Os vereadores reconhecem que o legislativo municipal esgotou a paciência com a empresa Exp-Parking, responsável pelo gerenciamento do estacionamento rotativo na área central e por sugestão da vereadora Regina Cioffi, devem encaminhar ofício ao Ministério Público, solicitando sua intervenção nas falhas que a empresa vem cometendo em prejuízo da população.

* Embora seja justo reconhecer que o secretário Rafael Conde de Maria, faz o que pode à frente da Secretaria de Defesa Social, responsável pelo trânsito, não dá para aceitar a falta de medidas a serem adotadas com maior rigor contra a empresa por parte da Prefeitura, responsável pelo contrato, firmado na gestão do prefeito Eloisio Lourenço.

* Cabe a Procuradoria Geral e a própria Secretaria de Administração adotar medidas para, se preciso, multar a empresa por descumprimento do contrato e ou até mesmo romper o compromisso tendo em vista o fato de que a concessionária não vem cumprindo as cláusulas contratuais.

* Realmente, são justas as reclamações pelo abandono em que se encontram os parquímetros, a falta de monitores para atender aos motoristas e as multas ilegais que continuam sendo aplicadas, além dos números das vagas apagados que já constituem motivos de sobra para a administração agir com rigor contra a responsável pelo serviço. Do jeito que está, já tem gente sentindo saudades do Coronel Lima, que dirigia a Secretaria de Defesa Social com mão de ferro e foi o responsável pela implantação do estacionamento rotativo entregue a uma empresa privada.

* Sem dúvida a construção de uma trincheira no cruzamento da Rodovia do Contorno com a Av. Alcoa, próximo a represa Saturnino de Brito é uma obra que se faz necessária, devido ao trânsito intenso naquele cruzamento. A ideia foi lançada, porém a obra, por se tratar de uma rodovia estadual, depende do governo do Estado. Além de estarmos em véspera de eleição, com o atual governador em final de mandato, o máximo que se pode fazer no momento é o Departamento Estadual de Estradas de Rodagem, DEER-MG, elaborar o projeto.

* Sua execução vai depender da posse do futuro governador, que pode até ser o mesmo Romeu Zema. Mas daí a liberar o recurso, licitar a obra, e efetivamente dar início a ela, quem conhece o serviço público, sabe que as amarras não serão vencidas antes do segundo semestre de 2023. Quanto a inauguração, o prefeito Sérgio pode tirar o cavalinho da chuva, porque dificilmente seria concluída até o final do seu mandato.

* Enquanto isso, o número de veículos que trafegam diariamente pelo local vai aumentar, o mesmo acontecendo com outros gargalos do trânsito que está cada dia pior, principalmente em horários de maior movimento. O jeito é manter a calma e ter paciência... muita paciência, até porque a solução só virá a longo prazo e mesmo assim, se houver planejamento, coisa que por enquanto não estamos vendo por parte do poder público municipal.

* No que diz respeito a zona oeste, com a expansão imobiliária acelerada, mais a instalação de novas indústrias no distrito industrial, a Av. João Pinheiro ficará cada dia mais congestionada, o mesmo ocorrendo com a Av. Champagnat, uma opção para quem deseja “fugir” do congestionamento. Ocorre que até esta via também já apresenta problemas com o tráfego intenso nos horários de pico. Paciência... muita paciência, porque o que está ruim, vai piorar.

* Celso Donato continua animado com a campanha por conta dos apoios que vem recebendo de lideranças locais e faz as contas, segundo ele, com 55 mil votos deve estar entre os eleitos, por isso seu foco, assim como do prefeito, seu principal apoiador, está no colégio eleitoral de Poços e em algumas cidades da região. Se somar por aqui 40 mil, votos, tem esperança de conseguir o que falta em cidades da região.

* Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta sexta-feira coloca o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na liderança da corrida presidencial em Minas Gerais. De acordo com o levantamento, o petista tem 42% das intenções de voto dos mineiros, contra 33% do presidente Jair Bolsonaro (PL). Entretanto, quando comparada à pesquisa de julho, Lula caiu quatro pontos porcentuais e Bolsonaro subiu cinco. A diferença entre eles recuou de 18 pontos porcentuais para nove no período.

* Na disputa pelo governo do Estado, o atual governador Romeu Zema (Novo) está à frente com 46% das intenções de voto, na pesquisa feita também pela Genial/Quaest. Na sequência, aparece o ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil (PSD), com 24%. O levantamento mostra ainda que o senador Carlos Viana (PL) está em terceiro lugar, com 6%. Seguido por Vanessa Portugal (PSTU), com 2%; Marcus Pestana (PSDB) e Lorene Figueiredo (PSOL), com 1% cada.