novo radar1

Aumento de autuações no trânsito preocupa dá mais recursos para investimentos no setor

Mais de 15 mil atuações nos radares para monitoramento do trânsito foram registradas até meados de julho. O número supera todo o ano de 2021. O secretário de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria, informou que o número é significativo, principalmente após a volta das atividades comerciais, turísticas e os eventos, na pós pandemia.

"O número de veículos que trafegam pelas nossas principais vias aumentou e aumentaram também o número de infrações de trânsito, principalmente a velocidade, que é a campeã de notificações, seguida pelo avanço nos semáforos", afirmou.

De acordo com o secretário os recursos arrecadados com as multas são utilizados no próprio trânsito. "Temos investimentos diretos no trânsito, na engenharia de trânsito, no próprio pagamento da empresa responsável pelos radares, as bodycams, dispositivos de fechamento, tudo que envolve o setor de trânsito e transporte", explicou Rafael

Vereador defende catadores

Segundo Tiago Braz, hoje o município gasta recursos para coletar o lixo nas residências e transportá-lo até a área de transbordo e gasta também para levar o lixo dali até o aterro sanitário, no município de Casa Branca, interior paulista. "Este termo lixo nem é utilizado mais, são resíduos, que grande parte são riquezas. Então pagamos duas vezes este translado e ainda se perde um recurso que seria este resíduo saindo de Poços. Esta é uma luta dos catadores, para que este recurso fique no município, para que eles possam gerir e trabalhar com o material", explicou o vereador.

Falou também que defender a causa junto com o seu colega Lucas Arruda e para tanto fez uma emenda no orçamento no ano passado, destinando recursos as cooperativas e aos catadores para continuarem a trabalhar com resíduos aqui no município, mas que infelizmente, a emenda não foi acatada pelo executivo. "Não tivemos nenhum movimento da Prefeitura neste sentido e achamos que isto precisa acontecer", defendeu, acrescentando que a discussão precisa ser potencializada, mas que a urgência no momento são as pessoas que trabalhavam no lixão e que perderam suas rendas

   CURTAS   

* Ontem, uma mesa chamava a atenção de quem almoçava na Churrascaria Pampa. Ao redor dela estavam confabulando, integrantes da comissão executiva do União Brasil em Poços, mais o pré-candidato a deputado estadual pela legenda, o ex-prefeito de Andradas, Rodrigo Lopes. Entre uma carne ou outra, servidas durante o rodízio, o assunto que predominava a conversa eram as eleições de outubro.

* Participaram da reunião/almoço além de Rodrigo, o vice-prefeito Júlio de Freitas (Tio Júlio), Tiago Cavelagna, presidente do União Brasil em Poços, o vice, Antonio Donizette Albino, vereador Douglas Dofu e o ex-vereador de Andradas, Márcio Theodoro, recepcionados pelo empresário Sérgio Krisanski, proprietário da churrascaria que também participou da conversa.

* Como Rodrigo Lopes está filiado ao União Brasil, a comissão executiva local vê com bons olhos a sua candidatura, até porque o partido não lançou candidatos em Poços. Mas existe a ressalva, de que o apoio se resume apenas na esfera estadual. No que diz respeito a disputa para a Câmara dos Deputados, a legenda apoia a candidatura de Celso Donato.

* Por sinal, Donato segue tranquilo ampliando seu leque de apoios nesta fase de pré-campanha. O grupo que comanda o executivo municipal tem apenas ele disputando vaga como deputado federal. Já no andar de baixo, para a Assembleia Legislativa, o grupo conta com três candidatos, Flavio Togni de Lima e Silva (PSDB), Regina Cioffi (PP) e Marcelo Heitor (PSC).

* Nesta eleição, quatro vereadores estarão tentando se eleger deputados, são eles: Diney Lennon (PT), Flávio Togni de Lima e Silva (PSDB), Marcelo Heitor (PSC) e Regina Cioffi (PP). Destes, o primeiro será

​_ candidato a deputado federal e os demais disputarão vagas na Assembleia Legislativa. Quatro mulheres estarão na disputa por Poços de Caldas, Maria Cecilia Opipari (PT) e Yula Merola (Avante), Regina Cioffi (PP) e Cacá D’arcádia (PT).

* Nesta quinta-feira, o programa de utilidade pública, Amigo Promotor, apresentado pelo Promotor de Justiça Glaucir Antunes pela Rádio Estúdio FM, estará completando dois anos no ar. Para lembrar algumas das campanhas e parcerias de desenvolvidas com sucesso pelo programa na zona sul, estará presente no programa de aniversário o vereador Douglas Dofu. Amigo Promotor tem início as 10 horas da manhã.

* Com a chegada das indústrias Myralis Indústria Farmacêutica Ltda, mais a Docol, fabricante de peças sanitárias; Lamesa – cabos elétricos e agora a ACANPACK S.A., integrante do quarto maior grupo do mundo na fabricação de embalagens sustentáveis, o parque industrial de Poços de Caldas está sendo diversificado com empresas que atuam em vários segmentos, ao contrário do passado, onde o foco maior estava nas indústrias que trabalham com material extraído das nossas reservas minerais, que estão praticamente esgotadas. Com isso, Poços de Caldas está deixando para trás um ciclo que por muitos anos foi o principal fator econômico do município.

* Como o presidente Marcelo Heitor, estava aCURTAS_usente por estar viajando com a família, a Câmara Municipal foi representada no evento de ontem, para anúncio da nova empresa que está se instalando em Poços, pelo vereador Kleber Silva (Novo), que é o vice-presidente do poder legislativo. Vale destacar que o evento foi organizado pela própria empresa fabricante de latas de alumínio.

* Poços de Caldas foi destaque durante todo o dia, nos órgãos de imprensa regional e nacional, com o anúncio da instalação da fábrica de embalagens em latas de alumínio.. Noticiários em rede nacional, como a Globonews, Bom Dia Brasil e o jornal Valor Econômico deram destaque a notícia, divulgando os investimentos que serão feitos pela empresa CANPACK S/A em Poços.

* O imóvel pertencente ao Lar Irmã Catarina, hoje presidido pelo ex-delegado de polícia, Carlos Camargo, foi alugado para o Colégio Batista, uma das maiores instituições de ensino com sede em Belo Horizonte, que vai investir cerca de R$ 5 milhões na reforma da edificação para abrigar cursos que vão desde berçário, educação infantil, ensino fundamental e médio além de línguas. As 70 pessoas assistidas pela entidade continuarão recebendo atendimento, enquanto que as quadras continuarão cedidas a secretaria de esportes.

* A entrada do deputado federal Aécio Neves na disputa por vaga no Senado pode complicar a vida dos demais candidatos. Segundo notícia do jornal O Tempo, após o resultado da pesquisa que apontou Aécio como o preferido dos eleitores para assumir a única vaga mineira em disputa, o ex-governador, que já vinha entusiasmado por pesquisas qualitativas internas, admitiu, pela primeira vez, a possibilidade de ser mesmo candidato a senador. Uma reunião ocorrida no início desta tarde de ontem, em sua casa, em Belo Horizonte, com a presença de lideranças importantes do PSDB, União Brasil, Cidadania e do PDT, indica o desfecho nesse sentido.

* Moradores, empresários, comerciantes e principalmente os usuários, estão agradecidos ao prefeito Sérgio Azevedo pelo asfalto novo, de excelente qualidade com que a Rua Campestre, uma das principais vias de acesso ao bairro Santana, foi recapeada. Fizeram questão de fazer o agradecimento de forma pública, por meio do blog.

* O Partido Progressistas (PP) do deputado Marcelo Aro, candidato ao Senado e da vereadora Regina Cioffi, pré-candidata a deputada estadual, oficializou, nesta quarta-feira o apoio a candidatura do presidente Jair Bolsonaro (PL) à reeleição. A coligação do PP com o PL foi aprovada por aclamação na convenção nacional do partido, que aconteceu na Câmara dos Deputados com a presença de Bolsonaro.

* Alguns candidatos a cargos eletivos, principalmente para deputado estão encontrando dificuldade para contratar especialistas em marketing político, coordenadores e até mesmo cabos eleitorais para atuar na campanha. Para fazer propaganda nas redes sociais até que a dificuldade não é grande, mas pessoas com experiência na coordenação da campanha, estas, realmente, estão em falta, segundo informação de um pré-candidato.

* O trabalho desenvolvido pela Secretaria de Desenvolvimento e Trabalho (Sedet), que tem Thiago Mariano como titular, foi muito elogiado na solenidade de ontem, quando do anúncio feito ontem sobre a conquista de mais uma grande empresa para o município. Quem conhece sabe que as tratativas e informações entre o Município, Governo do Estado e Empresários são muito importantes para atingir o objetivo final.

* Só para lembrar, na gestão anterior, quando a pasta era dirigida pelo sindicalista Flávio Faria, houve época que o atraso no envio de informações para o INDI era tanto que até o jovem Rafael Conde de Maria, hoje secretário de Defesa Social, que trabalhava na Sedet chegou a denunciar a falta de atenção e interesse do secretário Flavio Faria, com assuntos de interesse para a vinda da cervejaria Estrella Galícia.

* Segundo o colunista Paulo Cesar Oliveira (PCO), O diretório do PSDB em Minas deve anunciar hoje o apoio à candidatura de Ciro Gomes à presidência da República. A expectativa é a de que o anúncio seja feito após um encontro nesta manhã entre o presidente do PDT no estado, deputado federal Mario Heringer, o vereador Bruno Miranda, também do PDT e o pré-candidato do PSDB ao governo de Minas, Marcus Pestana. Com isso, o PSDB mineiro contraria a decisão nacional do partido, de apoio à candidatura de Simone Tebet.