Imprimir
Categoria: Blog do Polli

UPA 1

Local inadequado para atendimento de crianças

A presidente do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais, Marieta Carneiro, declarou que os dirigentes sindicais estiveram visitando a UPA recentemente e consideraram que o local não está adequado para o atendimento na pediatria, que a instalação foi improvisada. "Eles tiveram que fazer uma improvisação, retiraram a pediatria para disponibilizar ao atendimento dos adultos. Vimos que está completamente inadequada esta situação. Levamos até ao conhecimento do Ministério Público", informou a sindicalista.

Segundo Marieta, ouviu o secretário de saúde, Carlos Mosconi, dizendo que as condições da pediatria estão adequadas, afirmação com a qual ela não concorda. "As pessoas precisam ser atendidas de uma forma mais adequada, mais humana, em ambiente apropriado para o momento de fragilidade da saúde. Gostaríamos que isso fosse visto de uma maneira mais humanizada", afirmou. Na avaliação da sindicalista a quantidade de alas da UPA não é suficiente para o fluxo de pessoas que buscam o atendimento devido as doenças sazonais, as viroses e os casos de Covid.

 

Atualização do CadÚnico

Em Poços de Caldas aproximadamente 9 mil pessoas precisam fazer a atualização do Cadastro Único do Governo Federal, que é de pobreza e de extrema pobreza. A gestora do Cadastro Único da unidade local, Maria Neves Gaiga de Toledo, informou que o cadastro é a porta de entrada para os benefícios do governo federal.

"Quando uma pessoa procura um CRAS para poder ingressar no cadastro feita a inscrição ela precisa mantê-la atualizada com as informações. Se mudou e residência, renda, composição familiar, tudo precisa ser notificado", explicou.

A atualização é feita a cada dois anos, porém com a pandemia ela foi suspensa e só agora retornou. "Quem não está com o cadastro atualizado corre o risco de perder os benefícios", alertou Maria.

Restauração do observatório

Com a publicação do edital para a contratação de empresa para a restauração total do Observatório Astronômico, as obras terão início após a assinatura do contrato entre o poder público e a vencedora do processo.

O secretário de Obras, José Benedito Damião, informou que a licitação vai ocorrer nesta terça-feira e a expectativa é que após as obras o observatório venha a ser usado pela rede de ensino em geral.

O custo da obra está orçado em R$ 330 mil e a previsão de conclusão é até o final deste ano. Defensor da recuperação do observatório, o vereador Lucas Arruda afirmou que se trata de um espaço muito importante para a comunidade, para a educação, para a ciência.

"A Unifal tem interesse em fazer uma parceria com o poder público e de levar os alunos da rede pública e particular para estudar astronomia, fazer observação do espaço", afirmou o vereador, lembrando que o equipamento é importante também para o turismo.

Geração de empregos

O pré-candidato a deputado federal, Celso Donato, lembrou que em 2021 Poços de Caldas fechou o ano com saldo positivo na geração de empregos, mais contratou do que demitiu, mas que mesmo assim é preciso trabalhar para minimizar o cenário de desemprego de uma forma geral.

"Gerar oportunidade de emprego para quem está começando, na maioria das vezes, é um grande desafio, já que muitas empresas preferem pessoas com experiência. A dificuldade está aí, principalmente para os jovens. Como ter experiência sem ter tido a oportunidade do primeiro emprego?", questionou Celso.

Na avaliação de Donato é preciso políticas de incentivo e resultado para beneficiar e melhorar as expectativas desses empresários que movimentam a nossa região.

   Curtas   

* Os vereadores de Poços estão encontrando dificuldades para dar nome de ruas as pessoas que de uma forma ou de outra contribuiram com a cidade. Existem mais pessoas para serem homenageadas que ruas disponíveis. Mexendo nos arquivos da câmara (disponível para todos e público) eles encontraram um pedido para nome de rua um tanto quanto "inusitado" pra não dizer "ridículo." Do então vereador na época e hoje deputado Mauro Tramonte solicitando um nome de rua para: "PENTA BRASIL" Isso mesmo! Um pedido para que fosse dado um nome de rua em homenagem ao título conquistado pela seleção brasileira, pode isso!? Ou como diria um amigo nosso: "vou morrer e não vou ver tudo."

cica.jpg

* A ex-vereadora Maria Cecilia Opipari, a “Ciça”, foi confirmada, na convenção que homologou as candidaturas do Partido dos Trabalhadores (PT), realizadas neste domingo, em Belo Horizonte, como candidata da legenda a deputada federal. Na foto, Ciça aparece ao lado do presidente estadual do PT, deputado Cristiano Silveira.

caca_diney.jpg

* Além da ex-vereadora Ciça, o PT também oficializou as candidaturas do professor e vereador Diney Lenon e da advogada e cientista social, Caca D'Arcadia, que tiveram seus nomes aprovados para deputado federal e estadual, respectivamente, para as eleições deste ano. Indicados pelo Partido dos Trabalhadores após processo de postulação e consulta à base partidária, não tiveram dificuldades para serem incluídos na chapa proporcional.

* Cacá entende que a aprovação " fruto da democracia interna, do respeito as diretrizes e de sua militância assídua e comprometida". Diney recebe a aprovação de seu nome como "reconhecimento de minha trajetória política e desempenho na Câmara, em absoluta sintonia com os objetivos do PT". "Estaremos na linha de frente junto ao companheiro Lula em sua caminhada para a reconstrução do Brasil", conclui Diney.

* A última edição da pesquisa DataTempo aponta que quase metade dos eleitores de Minas Gerais, 48,3%, pretende votar no governador Romeu Zema (Novo) na próxima eleição. Quando considerados apenas os votos válidos, as intenções de voto sobem para 61,2%, o que significa uma vitória do atual governador já no primeiro turno.

* Principal concorrente de Zema, o ex-prefeito de Belo Horizonte, Alexandre Kalil (PSD), tem 23,2%. Nos votos válidos, o percentual dele é de 29,3%. Os números são da pesquisa estimulada, quando uma lista com os nomes dos candidatos é apresentada aos entrevistados.

* Já o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) cresceu três pontos percentuais nas intenções de voto para a presidência da República desde a última rodada da pesquisa BTG Pactual, produzida pelo Instituto FSB Pesquisa. No levantamento divulgado nesta segunda-feira, o petista aparece com 44% das intenções de voto, enquanto o presidente Jair Bolsonaro (PL) cai para 31%. Com isso, a diferença entre os dois chega a 13 pontos percentuais.

rafael_simoes.jpg

* O ex-prefeito e Pouso Alegre Rafael Simões, pré-candidato a deputado federal pelo União Brasil, está na 3ª posição de intenção de votos segundo dados divulgados pelo Instituto de Pesquisas e Monitoramentos DataTempo. A pesquisa ouviu 2 mil pessoas em todo o Estado entre os dias 15 a 20 de julho. A margem de erro é de 2,19 pontos percentuais para mais ou para menos. A pesquisa do DataTempo está registrada no TSE.

* Na pesquisa espontânea, Rafael Simões aparece com 0,4% das intenções de voto. Fabio Ramalho (MDB) lidera com 1% e é seguido por Paulo Guedes (PT) com 0,5%. Simões empata na terceira posição com outros 4 nomes: Cleitinho (PSC), Misael Varela (PSD), Rogério Correia (PT), Marcelo Freitas (União Brasil) e Wellington Prado (PMB).

* Em ofício encaminhado ao executivo, o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais solicitou informações sobre o pagamento retrativo referentes aos meses de maio e junho no que diz respeito ao novo piso dos agentes de saúde e endemias. Em resposta a secretária de Administração, Ana Alice de Souza, informou que o pagamento dos valores retroativas será feito até o fi8nal deste mês.

* O vereador Tiago Braz divulgou seu apoio ao deputado estadual Cássio Soares, que teve seu nome referendado como candidato pelo PSD. "Boa sorte deputado. Conte com nosso apoio e parceria nessa campanha. Gratidão pela atenção dada a Poços de Caldas e as emendas enviadas para Educação e Promoção Social", manifestou o vereador.

* Pouso Alegre foi dentre os maiores municípios da região sul-mineira, a cidade que teve maior crescimento no número de eleitores. Segundo dados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o crescimento foi de 5,5% entre os anos de 2018 a 2022. Hoje a Comarca de Pouso Alegre conta com 108,4 eleitores. Em Poços de Caldas, o crescimento foi de3%, registrando hoje 122 mil eleitores em dia com o TSE.

* O Solidariedade, partido dirigido pelo deputado federal e líder sindical Paulinho da Força, oficializou, nesta segunda-feira o apoio à reeleição do governador Romeu Zema (Novo). A aliança, tida como iminente nos bastidores políticos, foi ratificada durante reunião entre lideranças da legenda e o próprio chefe do Executivo estadual, em Belo Horizonte. Paulinho também participou do encontro.