Esquad

Aeronaves Super Tucano A29 perfiladass no Poços de Caldas

O prefeito Sérgio Azevedo recebeu centenas de curtidas em suas páginas nas redes sociais ao postar a apresentação da Esquadrilha da Fumaça, feita no sábado à tarde, no aeroporto Walter Moreira Salles. "Foi um dia inesquecível para nossa cidade que, com certeza, ficará na memória de todos que puderam acompanhar", garantiu ele, acrescentando que, em breve, haverá mais novidades no ar.

Segurança reforçada

Todo um aparato de segurança foi montado para receber o grande público que foi prestigiar a apresentação da Esquadrilha da Fumaça. Havia no local dezenas de policiais militares, guardas municipais e agentes de trânsito. Para o aeroporto ainda foram deslocadas viaturas do Corpo de Bombeiros e ambulâncias do SAMU. Atiradores do Tiro de Guerra cuidaram das divisórias que impediram que o público se aproximasse da pista, para não estragar o espetáculo e dar segurança aos pilotos e aeronaves. O secretário de Defesa Social, Rafael Tadeu Conde Maria, com um rádio de comunicação, acompanhou de perto a atuação dos agentes de trânsito e da GM.

Avenida congestionada

Logo no início da tarde de sábado a avenida Alcoa, que dá acesso ao aeroporto, ficou congestionada. Os motoristas tiveram que ter paciência e esperar vários minutos para poder seguir destino. Dos dois lados da avenida Theóphilo de Oliveira, que é a via de acesso ao aeroporto, haviam veículos estacionados. Quem não conseguiu estacionar no local, parou no pátio do Thatersal ou seguiu para o Parque das Nações, que fica mais ao alto. Com boa visão para o aeroporto.

Entrega de troféu

Sem muita pompa, pouca gente viu, após a apresentação, o prefeito Sérgio Azevedo entregando a um oficial da Esquadrilha da Fumaça um troféu pela participação nas festividades dos 150 anos de Poços de Caldas, a ser comemorado no dia 6 de novembro.

Um fato interessante foi que a Secretaria de Serviços Públicos, ao fazer a limpeza da vegetação no aeroporto descobriu um letreiro antigo que estava coberto pelo mato. Os dizeres foram recuperados e inserido os 150 anos que a cidade comemora este ano.

Hoje no “Hora da Verdade”

ahora.jpg

O jornalista William de Oliveira entrevista nesta segunda-feira, no programa Hora da Verdade, da TV Poços, o médico cardiologista Eduardo Januzzi de Carvalho. A partir das 20 hs.

   CURTAS   

* Sem dúvida, o final de semana foi altamente positivo para a cidade com os hotéis lotados e milhares de turistas, junto com a população, participando e se divertindo com as várias atrações programadas pelo Julho Fest e outros eventos organizados pela iniciativa privada. Um final de semana em que Poços voltou a ser aquela cidade alegre, com as pessoas circulando de um lado para o outro, demonstrando estarem satisfeitas com a diversidade das atrações.

* O show aéreo proporcionado pela Esquadrilha da Fumaça, no sábado, reuniu tanta gente que muitos tiveram que assistir as acrobacias feitas pelas máquinas voadoras, pilotadas por hábeis pilotos, em seus próprios carros, dado ao congestionamento que se formou na avenida que leva até ao aeroporto.

* Restaurantes, bares, lanchonetes, expositores das feirinhas, comércio em geral, todos faturaram com o movimento, que lotou também o mercado municipal onde no domingo à tarde já era difícil encontrar mercadorias à venda, principalmente doces e queijos. A equipe do prefeito Sérgio Azevedo está de parabéns pela organização e pelo bom gosto na programação.

* E se a semana terminou com um fato positivo para a administração municipal que foram os eventos e a cidade lotada de turistas, esta semana outro acontecimento de relevância e altamente positivo pode ser anunciado que seria a implantação de uma nova indústria no distrito industrial, com investimento previsto na casa de R$ 1 bilhão, o maior já feito por uma indústria no município.

* Segundo uma fonte de BH, que merece crédito, Poços de Caldas continua bem cotada e pode vir a ser a cidade escolhida para a instalação de uma multinacional fabricante de latas para bebidas. Uma fábrica de latas de alumínio da Heineken, braço de um grupo polonês, que vai gerar centenas de empregos diretos e muitos outros de forma indireta. Como existe cláusula de confidencialidade no protocolo de intenções, a administração municipal está impedida de adiantar qualquer informação sobre o assunto, mas a torcida é grande para que isso aconteça.

* Com candidato próprio a presidente do Brasil, o Avante apoiará Romeu Zema (Novo) que tentará se reeleger governador de Minas Gerais. A decisão foi anunciada na convenção nacional do partido neste sábado, no Minascentro, no Centro de Belo Horizonte.

ayula.jpg

* E por falar no Avante, a farmacêutica Yula Merola foi oficializada como Candidata a Deputada Federal na Convenção do partido, realizada no sabado. A convenção da legenda aconteceu no Grande Teatro do Minas Centro. Yula foi convidada pelo presidente Luis Tibé a acompanhar o encontro no palco ao lado de autoridades como Romeu Zema, Igor Eto, Janones, etc.

* Como borracha não apaga a história, mesmo que alguns, por desconhecimento ou por esquecimento, não se esforcem para recordar os fatos, dia desses publicamos a foto histórica do prefeito Luiz Antonio Batista, 25 anos atrás, assinando o convênio do Município com a PUC que marcou a instalação do campus da Universidade em Poços de Caldas, utilizando as instalações cedidas à época, pela Autarquia Municipal de Ensino, onde a PUC mantém seu campus até hoje.

* Por questão de justiça e registro de quem foi testemunha da luta intensa que foi vencer as barreiras que impediam a vinda de novos cursos de terceiro grau para a cidade, lembro a participação decisiva no processo também da professora Maria Helena Braga, que naquela gestão também respondia, sempre com muita competência e dedicação, pelo cargo de Secretária Municipal de Educação.

* Vale a lembrança também do então presidente da Autarquia Municipal de Ensino (AME), o não menos competente e dedicado administrador, Carlos Couto. Pessoas que fazem parte da história da PUC-Poços e que deveriam ser lembradas neste ano quando se comemora 25 anos da sua chegada na cidade onde revolucionou o ensino de terceiro grau, atraindo para o município outras instituições com cursos universitários.

 

* Como era esperado, o jantar comemorativo aos 32 anos de circulação ininterrupta do jornal Folha Regional, com sede em Muzambinho, realizado sábado à noite, na Estância Maurizio Menezes, foi um sucesso com a presença de muitos prefeitos, vereadores e figuras de destaque na política regional. O ex-deputado Geraldo Thadeu lá esteve como representante do senador Alexandre Silveira, acompanhado do empresário Sérgio Krisanski, portador de um fraterno abraço ao diretor Vagner Alves, dos pré-candidatos Rafael Simões (federal) e Rodrigo Lopes (estadual).

* Um exemplo de que o Secretário de Desenvolvimento e Trabalho (SEDET), Thiago Mariano, está no caminho certo quando insiste nas tratativas para a instalação de um terminal ferroviário Multimodal em Poços de Caldas, está em reportagem publicada pela imprensa da capital, que aponta um dado do divulgado pelo governo federal, registrando dentre os 80 requerimentos entregues à Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para autorização da construção de ferrovias no país, com base na Lei 14.273/2021, 20 deles tendo como foco a execução de novos trechos em Minas Gerais.

* A informação foi repassada a empresários mineiros por representantes da ANTT e segundo Emir Cadar, que é presidente do Conselho de Infraestrutura da Fiemg, ninguém investe onde não tem infraestrutura. A infraestrutura dita o tamanho da cidade, e não o contrário. “Nos enche de orgulho ver o número de pedidos de Minas e saber que o estado é realmente o carro-chefe da infraestrutura”, falou Emir.

* Um foto foi tirada ontem à tarde na UPA com a UPA vazia. Depois de aproximadamente 200 atendimentos no dia, a sala de espera vazia, sem nenhuma pessoa aguardando atendimento, enquanto que a cidade bombava com milhares de pessoas nas ruas, praças, jardins e nas atrações da Julho Fest. Sinal de que o bicho não é tão feio como alguns insistem em pintar.

akal.jpg

A Federação Brasil da Esperança oficializou, neste domingo as candidaturas para as eleições de outubro deste ano. PSD, PT, PCdoB e Partido Verde realizaram a convenção estadual na Assembleia Legislativa de Minas Gerais. Além da confirmação de Alexandre Kalil (PSD) como candidato ao Governo de Minas, com André Quintão (PT) como vice, o PSD terá 78 candidaturas ao Legislativo estadual e 54 para a Câmara Federal, mais o senador Alexandre Silveira disputando a reeleição. Celso Donato, ex-secretário de governo estará na disputa pela legenda, disputando vaga na Câmara Federal.

* Poços de Caldas foi destaque na imprensa nacional e nas redes sociais neste domingo, com a prisão de três traficantes suspeitos de chefiarem o tráfico de drogas na Zona Sul de Poços de Caldas. Eles foram presos enquanto se divertiam na Praia do Curral, em Ilhabela, Litoral Norte de São Paulo. Segundo informações confirmadas pelo delegado Cleyson Rodrigo Brene, os traficantes foram presos após investigação da polícia mineira com o apoio de policiais do Estado de São Paulo.