pucia

Sempre em expansão: o campus da PUC em Poços surgiu da antiga Autarquia Municipal de Ensino

O Campus da Pontifícia Universidade Católica (PUC), está completando 25 anos desde a sua instalação em Poços de Caldas, uma conquista histórica e que acabou com o tabu de que a cidade não conseguiria implantar novos cursos de terceiro grau a não ser os existentes na Autarquia Municipal de Ensino (AME).

Não há como lembrar deste momento histórico sem a foto da assinatura do convênio firmado entre a Universidade e o Município, na época representada pelo prefeito Luiz Antonio Batista, que em suas metas de campanha tinha prometido ampliar o número de cursos universitários para facilitar a vida dos jovens que pretendiam continuar os estudos, muitos deles tendo que se deslocar diariamente para as cidades de São João da Boa Vista, Pinhal ou outros locais para continuar estudando..

lab

O cardeal Dom Serafim Fernandes e o ex prefeito Luiz Antônio Batista assinam o termo de instalação da PUC em Poços

A foto mostra o momento da assinatura do conmvênio, com a PUC representada pelo Monsenhor Serafim Fernandes, Arcebispo de Belo Horizonte na época e Reitor da PUC Minas. Todo processo foi coordenado pelo padre Geraldo Magela, que depopis se tornaria Reitor da PUC no Estado e que se tornou um grande amigo de Poços de Caldas, onde vinha com frequência.

Culpa do passado

Ao justificar o afundamento de parte do asfalto da avenida Ubirajara Machado de Moraes, como sempre faz, o prefeito Sérgio Azevedo, que ontem esteve no local, afirmou que a substituição dos antigos tubos Armco, que estão cedendo em algumas avenidas, disse que este é mais um desafio que sua administração encontrou ao assumir em 2017.

Segundo ele, na avenida Monsenhor Alderige já foram substituídos 100% destes tubos, resolvendo de forma definitiva o problema. "Na avenida Ubirajara Machado de Moraes iniciamos o trabalho em 2018 e por se tratar de uma obra de difícil execução, estamos fazendo aos poucos, com cerca de 45% do serviço já concluido", explicou.

Ainda de acordo com o prefeito, ontem mais um trecho de cerca de 40 metros destes antigos tubos cedeu e o início do trabalho nesta parte, que estava previsto para agosto, teve que ser antecipado e os trabalhos já começaram.

Espera gerou discussão

A interdição da avenida Ubirajara de Moraes, mais uma vez, para recuperação do asfalto que afundou, gerou uma série de discussões nas redes sociais, principalmente após a divulgação de matéria em que o secretário de obras, José Benedito Damião, teria dito que a condição já era esperada em função de se tratar de uma tubulação antiga.

A discussão foi pelo fato de que sendo um problema já previsto, conforme disse o secretário, poderia ter ocasionado um acidente com vítimas e resultado em uma situação ainda pior. Para algumas pessoas, esperar até agosto para resolver, como era previsto anteriormente, não foi prudente por parte da administração municipal.

Ampliação do hospital

Nesta semana o presidente da Câmara Municipal, vereador Marcelo Heitor, esteve visitando o hospital Margarita Morales, na zona sul, para conhecer as demandas do local. Para ele, o hospital precisa de mais leitos, mais conforto e de um centro cirúrgico, além de um de um Raio X, para torná-lo de fato, um Hospital Público Municipal.

"Vamos unir forças para que este importante posto de atendimento para as pessoas na área de saúde possa ser ampliado, utilizando um espaço que hoje não está sendo utilizado, que era a CEI Municipal Santa Terezinha", defendeu o vereador.

Marcelo garantiu que vai se reunir com o prefeito Sérgio Azevedo para tratar do tema.

Evento cancelado

Em nota divulgada na noite de ontem a organização do concurso Pérola Negra informou que o cancelamento do evento, que iria ocorrer no último sábado, no ginásio poliesportivo Arthur de Mendonça Chaves, foi comunicado para a organização, de última hora, pelo secretário de esportes, Fernando Henrique dos Santos, o Pelezinho. "Para nossa surpresa e indignação, às 13 horas do sábado, a poucas horas da realização do evento que nos avisaram", lamentou a organização.

Ainda segundo os promotores do evento, na sexta-feira, os bombeiros haviam realizado vistoria e liberado a produção do evento, que, inclusive, pagou o aluguel do ginásio e a caução, que foi exigida por parte da Prefeitura para que o espaço pudesse ser utilizado para o show. "Sem compreender o real motivo da inviabilização do evento, buscamos respostas e acabamos descobrindo que o ginásio se encontrava sem o AVCB desde março deste ano. Portanto, deixamos esclarecida a realidade do fato ocorrido, comprovando para a sociedade que a responsabilidade pelo lamentável cancelamento é da prefeitura, que é dona e responsável pelo espaço, haja vista que o AVCB é sempre de responsabilidade do proprietário", lamentou a organização, que informou que vai ressarcir aqueles que adquiriram os ingressos antecipadamente e marcará uma nova data para a realização do evento.

DME Distribuição é finalista do Prêmio ANEEL de Qualidade 2021

A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) divulgou a relação dos finalistas do Prêmio ANEEL de Qualidade 2021. A cerimônia de premiação será realizada no dia 04 de agosto, às 15 horas, na sede da Agência, em Brasília-DF.

A DMED aparece na categoria Sul e Sudeste, acima de 30 mil até 400 mil unidades consumidoras. O último prêmio conquistado foi em 2019 e, recentemente, a distribuidora ainda foi anunciada como finalista em quatro categorias do Prêmio Abradee 2022.

A ANEEL promove anualmente pesquisa de opinião, que avalia o índice de satisfação do consumidor residencial de energia elétrica em relação aos serviços prestados. Também, são avaliadas a qualidade do fornecimento de energia, o atendimento e a confiança na distribuidora. Mais informações sobre a pesquisa podem ser consultados no link a seguir: https://www.gov.br/aneel/pt-br/consumidores/iasc

Aumento de pequenos furtos

O Promotor de Justiça, Glaucir Antunes Modesto, afirmou, ontem, em entrevista ao programa Papo Sob Medida, da Master Web Rádio, que nesta questão de pequenos furtos que têm aumentado na cidade, teve uma reunião com as forças de segurança para tratar do assunto. "O centro das atenções da PM hoje são os pequenos furtos, que estão se tornando roubos porque estão usando canivete, arma branca, faca, para esta prática", disse o promotor.

Segundo ele, a polícia tem atuado bastante nessa questão e está traçando estratégicas a respeito. "Infelizmente, muitas vezes o ladrão é preso, são sempre os mesmos e realmente a legislação permite que eles continuem soltos. As vezes não é imediatamente, fica alguns dias preso, mas é muito difícil hoje manter preso alguém sem uma condenação transitada em julgado", justificou Glaucir.

ACIA reúne-se com vereadores

A Associação Comercial promoveu reunião com os vereadores para tratar de vários assuntos pertinentes ao comércio e a indústria. O presidente da associação, Giovani Granato, informou que foi discutida a questão da segurança, aumento de pedintes e vendedores ambulantes irregulares no centro da cidade.

"A abordagem destas pessoas assusta os turistas e isso é ruim para a gente, para a nossa cidade. A contrapartida que precisa é analisar a situação das pessoas, providenciar algum auxílio para elas para termos uma cidade mais agradável e que o turista se sinta feliz e seguro em nossa cidade, que retorne e passe a experiência que teve para colegas e amigos para termos mais turistas e um comércio mais forte", defendeu Giovani.

Presente ao encontro, o presidente da Câmara, vereador Marcelo Heitor, defendeu pensar em políticas públicas de desenvolvimento para a cidade, muitas delas propostas pela própria ACIA.

"Nós, enquanto representantes da população, entendemos e saímos desta reunião com um saldo muito positivo para que, além de propormos políticas públicas, levarmos as demandas e cobranças para a prefeitura.

   CURTAS   

* Como ex-titular da pasta, o foco do vereador Wellington Guimarães, o “Paulista”, continua sendo a área esportiva, onde grava vários vídeos por semana dando ênfase aos eventos e as sugestões que faz para o seu substituto no comando da secretaria. Só que, em off, alguns servidores da secretaria têm reclamado sobre as muitas exigências que vem sendo feita pelo vereador.

* Como não é do seu costume ouvir desaforos sem dar o troco, o prefeito Sérgio anda com o ex-prefeito de Andradas, Rodrigo Lopez, atravessado na garganta depois do almoço de confraternização do União Brasil, realizado sábado e onde o prefeito conclamou os presentes a não votarem em candidatos de fora e acabou levando uma resposta contundente do pré-candidato que na sua fala lembrou o fato de o prefeito ter nascido no Rio de Janeiro.

* Durante uma conversa ontem à tarde em um café do centro, um integrante do União Brasil confessou ao blog que o erro na estratégia do prefeito foi não ter lançado o vice-prefeito Júlio de Freitas como candidato a deputado estadual, o que teria inibido o apoio da legenda em Poços a aderir a campanha do ex-prefeito de Andradas. “Agora é tarde, se fizer isso agora acabaria perdendo o apoio dos outros candidatos do grupo (Flavinho e Marcelo Heitor), além de queimar o vice para disputa da sua sucessão, em 2024”, disse o filiado ao União Brasil.

* Uma alegria muito grande receber do jornalista Wagner Alves, diretor da Folha Regional, veículo editado em Muzambinho, convite para o jantar de confraternização em comemoração ao aniversário do jornal, que está marcado para este sábado quando a publicação completa 32 anos de existência. A festa de aniversário da Folha é sempre um acontecimento político de importância porque costuma atrair as principais lideranças da classe política da Região, incluindo Poços de Caldas, além de muzambinhenses de sucesso, dentre eles o apresentador Milton Neves.

* Realmente impressiona o número de furtos de fios de cobre, tampas de bueiro, placas de inauguração e todo material metálico que possa ser vendido em depósito de ferro velho. Agora os ladrões estão invadindo até imóveis vazios, como foi o caso do local onde funcionava uma loja de baterias, na AV. João Pinheiro, ao lado da antiga cooperativa. O imóvel foi vendido e qual não foi a surpresa do comprador quando ao visitar o local encontrou a porta arrombada e sem mais nenhuma fiação, e até mesmo canos e torneiras, além de outros materiais, tudo levado pelos ladrões. Para não falar nos furtos quase que diários de veículos que normalmente são abandonados depois de vandalizados, próximo a Represa do Cipó.

 

* Atento aos problemas do trânsito na cidade, o secretário de Defesa Social, Rafael Conde de Maria, resolveu o problema que os motoristas enfrentavam na rua Conceição Aparecida Cardoso, no Jardim Bela Vista. Como veículos estacionavam nos dois lados da via, caminhões e caminhonetes não conseguiam transitar pelo local. O titular proibiu estacionamento de um dos lados, medida que solucionou o problema.

* Segundo o texto da lei federal que regulamenta a instituição das Guardas Municipais, o efetivo não poderá ser maior que 0,4% da população do município com até 50 mil habitantes. Nas cidades com população maior que 50 mil pessoas e menor que 500 mil, o efetivo mínimo será de 200 guardas; e o máximo, de 0,3% da população. O inspetor Bastos, comandante da GM em Poços tem toda razão quando reclama que o efetivo está menor do que a cidade precisa. Possui apenas 80 GMs quando o certo seria no mínimo 200.

* De uma coisa os servidores municipais não podem se queixar do prefeito Sérgio Azevedo. Nesses cinco anos e seis meses de governo ele vem conseguindo manter a folha de pagamento em dia, mesmo com os reajustes acima da inflação concedido aos servidores. A primeira parcela do 13.o dos professores referente a este ano foi paga em janeiro, junto com as férias e a segunda parcela para o restante do pessoal estará na conta nesta sexta-feira, dia 22.

* Luiz Felipe Galo, que deixou a Secretaria de Comunicação, está incorporado no staff de campanha do pré-candidato a deputado federal Celso Donato. E já está sendo possível perceber seu trabalho nas postagens sobre as andanças do pré-candidatos pela região, assim como também nas publicações das cidades vizinhas.

* Em comunicado enviado pelo WhatsApp ao seu grupo de amigos, o vereador Diney Lennon informou que nos próximos dias vai se desligar de tudo e tirar uns dias com a família para descansar. "Preciso cuidar também da minha saúde para poder lutar pelos que mais precisam", declarou o vereador.

* E por falar no vereador petista, uma fonte ligada ao partido diz que estão aguardando apenas a definição da eleição para escolha do novo Presidente da República para colocar o bloco nas ruas. Caso Lula seja o vencedor, os petistas iniciam um trabalho visando reconquistar a Prefeitura em 2024 e o nome mais viável para disputar a eleição seria o do ex-prefeito Paulo Tadeu, que neste caso teria um gostinho especial em derrotar o candidato que será apoiado pelo seu ex-amigo, Sérgio Azevedo.

* O líder do PT na Câmara dos Deputados, Reginaldo Lopes (PT), projetou que, até 2 de setembro, o ex-prefeito Alexandre Kalil (PSD) alcançará o governador Romeu Zema (Novo) nas pesquisas alavancado pela aliança com o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). O deputado federal é coordenador-geral da campanha de Lula em Minas,

* Os bombeiros foram chamados ontem no início da noite, para debelar incêndio na mata, próximo ao abandonado Complexo Santa Cruz, edificação que onde estavam diversas secretarias que foram removidas do local devido a insegurança que a edificação oferece, correndo até o risco de cair. Este é mais um dos problemas encrencados que o governo Sérgio Azevedo não consegue resolver, assim como o Monotrilho, um elefante branco que o prefeito assumiu e ainda agradeceu pelo presente de grego que recebeu.