aaUPA poços

Dirigentes do sindicato denunciam situação extremamente preocupante na UPA

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais encaminhou ofício, na semana passada, ao prefeito municipal, informando que vem recebendo inúmeras reclamações de servidores sobre assuntos relacionados a UPA. De acordo com a entidade sindical, diante da gravidade das reclamações no início do mês passado esteve reunida com representantes da administração solicitando intervenções imediata em alguns pontos, tais como: dificuldade no acesso aos medicamentos que ficaram em um local mais distante; carrinho de emergência de medicamentos que não atende à demanda porque temos remédios em pequena quantidade; aumento no número de atendimentos e diminuição de servidores; além da falta de enfermeiros 24 horas na triagem; laboratório que não funciona 24 horas e leitos da pediatria transformados em enfermaria.

Ainda segundo o sindicato, no último dia 7 retornou à UPA para averiguar se houve correção dos problemas. "O que encontramos não foi o esperado, pois além dos itens não terem sido resolvidos, fomos informados que novos problemas estavam ocorrendo", informou o sindicato.

Os novos problemas, segundo a entidade de classe, são os pacientes ficam internados vários dias, sendo que o local é para urgência e emergência; a unidade fica sem guarda municipal por cerca de 1 hora nos intervalos de troca de turno e os banheiros estão precisando de reparos.

"Outro ponto que nos causou grande preocupação é o fato de muitos servidores estarem sobrecarregados, adoecendo e se afastando de suas atividades", diz o ofício.

Marcelo Heitor: O que não vale na política

Para o presidente da Câmara, vereador Marcelo Heitor, o que não vale na política é representar interesse próprio, porque a pessoa é revestida de um cargo e precisa ter a consciência de que está representando a população e o bem comum.

"Neste sentido é preciso ter a visão do que pode fazer de modo que mais pessoas possam ser beneficiadas, ter seus direitos adquiridos, que possam ter uma escola melhor, saúde, segurança, um bairro com melhor infraestrutura", defende Marcelo.

O presidente do legislativo municipal afirma que, infelizmente, percebe que muitas pessoas acabam entrando na política e trilhando um caminho que começa a ficar perigoso, que é da vaidade, aumento do ego e o interesse pessoal.

"Isso é horrível, porque além dele não estar entendendo sua função, prejudica a sociedade. A gente liga a TV e, infelizmente, vê corrupção, desvio de dinheiro. A pessoa se perde no caminho e isso é ruim", lamentou.

O vereador declarou que sua preocupação é sempre manter o foco e quem o conhece antes da política sabe que sua rotina mudou, que é de correria, de muitos compromissos e responsabilidades, mas que o Marcelo continua sendo o mesmo.

A afirmação do presidente da Câmara foi feita em entrevista ao podcast Café com Manteiga, apresentado por Marquinhos Azevedo.

Avaliando o Executivo

Questionado como vê o poder Executivo, Marcelo Heitor respondeu que com algumas ações positivas, como a condução de forma relativamente boa durante a pandemia, até por se tratar de uma questão que ninguém sabia como agir.

Disse que como Poços é uma cidade turística, sofreu muito com a pandemia e houve desemprego muito forte em 2021, mas que em 2021 e agora em 2022 está havendo a recuperação, os números têm mostrado isto. "Tenho visto esta evolução, é uma cidade que tem uma organização de limpeza, lógico com pontos que precisam melhorar, mas relativamente boa", afirmou.

No entanto, Marcelo ressaltou que hoje vemos algumas situações com muita preocupação, como certo descontrole no pagamento de horas extras, problemas de infraestrutura, falta de manutenção das escolas, falta de remédios e cirurgias eletivas represadas.

Hoje no “Hora da Verdade”

glau.jpg

Nessa segunda, 18, a Justiça no banco...do Hora da Verdade com a presença do promotor de justiça Glaucir Modesto. NÃO PERCA O HORA!

   CURTAS   

unibras.jpg

* Foi animado o almoço de confraternização organizado pela comissão executiva do União Brasil, realizado neste domingo no Pesqueiro e Restaurante Lambari, de propriedade do vice-presidente da legenda, Antonio Donizette Albino. Como o partido político que substituiu o DEM é parceiro da administração municipal, onde é representado pelo vice-prefeito Júlio de Freitas, e alguns ocupantes de cargos de confiança, dentre eles o próprio Donizette (secretário de serviços públicos) e Tiago Cavelagna (secretário adjunto de obras), o prefeito Sérgio Azevedo fez questão de prestigiar o almoço.

* Esteve presente também o ex-prefeito de Andradas e pré-candidato a deputado estadual pelo União Brasil, Rodrigo Lopes, que veio retribuir a ida dos representantes do partido em Poços, ao Encontro Regional da legenda, realizado na sexta-feira, em Andradas, que contou com cerca de 300 participantes, dentre eles, o senador Alexandre Silveira e o deputado federal Bilac Pinto.

* No almoço, ao qual compareceram cerca de 40 pessoas, destaque também para as presenças do pré-candidato a deputado federal e ex-secretário de governo Celso Donato (PSD) e o ex-prefeito Geraldo Thadeu, coordenador da campanha em favor do senador Silveira na região.

* A lamentar apenas a falta infeliz para o momento (para dizer o mínimo), do prefeito Sérgio, que mesmo estando presente ao almoço o pré-candidato Rodrigo Lopes, filiado ao partido, e ex-prefeito de Andradas, disse que os eleitores de Poços não devem votar em candidatos de fora, como se ele (Sérgio), não fosse um carioca, nascido em Volta Redonda (RJ).

* Vale lembrar o alcaide, que seu líder maior, Carlos Mosconi, é natural de Andradas e se elegeu pela primeira vez deputado federal com votos de Andradas mas principalmente com os votos que recebeu em Poços de Caldas, onde fixou residência, depois de ser eleito presidente da Associação Médica e se filiar ao antigo MDB do empresário Sebastião Abrantes.

* Lembrando ainda que Rodrigo Lopes é o candidato oficial do União Brasil na região, tendo em vista o não lançamento pelo partido, de um candidato com residência em Poços. Já o prefeito, que estava no almoço de confraternização do União Brasil, é filiado ao PSDB.

* Durante o lançamento do PSD em Poços de Caldas, ao usar da palavra, o prefeito Sérgio Azevedo já tinha recomendado aos eleitores para não votar em candidatos de fora e também nos candidatos das igrejas evangélicas, afirmação que provocou revolta e irritação nos vereadores ligados aos evangélicos, com assento na Câmara Municipal. Sérgio por esta sua fala preconceituosa é considerado persona non grata em algumas igrejas da cidade.

uncle_julio.jpg

* Quem acompanha o dia-a-dia da política local já deve ter percebido que de alguns dias para cá, o vice-prefeito Júlio de Freitas, o “Tio Júlio”, anda saindo da toca. De comportamento discreto, desde que assumiu o posto há um ano e seis meses, “Tio Júlio”, tem agora página no faceboock e começa a aparecer em eventos públicos, não mais como um simples acompanhante para tirar fotos ao lado do prefeito.

* Nas conversas em off, o próprio presidente do União Brasil, Tiago Cavelagna, não escode que o partido tem como foco na eleição de 2014, que será a disputa pela chefia do executivo e Júlio seria o candidato da legenda, com sinal verde já dado pelo alcaide de plantão.

* Como a lei municipal aprovada recentemente, acabou com a farra das férias em dobro, isso não vai mais permitir ao prefeito o acumulo de férias para recebê-las em dobro. Com isso, existe agora a possibilidade de o chefe do executivo, ainda que de forma temporária, transferir o comando da prefeitura para o vice-prefeito, fato que nunca ocorreu durante o seu primeiro mandato, quando vivia às turras com o vice, Flávio Faria, além da motivação maior para não se afastar do cargo que era a de engordar a sua conta bancária.

* Como bem disse o pré-candidato a deputado estadual pelo União Brasil, Rodrigo Lopes, no almoço de domingo, a legenda vem se fortalecendo na região e o foco principal para consolidar esta liderança será a eleição de um deputado estadual e no futuro, a eleição de um prefeito da legenda na maior e mais importante cidade do Sul de Minas, neste caso, “Tio Júlio” é o preferido, claro.

* Vale lembrar que hoje é dia 18 de julho e segundo a promessa feita pelo diretor regional do Departamento de Estradas de Rodagem ao deputado Mauro Tramonte, no dia 15 deste mês teriam início as obras de recapeamento da Rodovia 267, desde o bairro Bortolan, (Av. João Pinheiro), até o Marco Divisório. Cabe ao assessor do nobre deputado, Demilton Vacarelli, lembrar ao responsável pelo DER, a promessa feita ao parlamentar.

* A escolha de Poços de Caldas como cenário para as gravações de novelas da Rede Globo, bem como para filmes da Turma da Mônica, tem rendido uma excelente propaganda para a cidade. O vídeo com a série “Turma da Mônica”, rodado em Poços, por exemplo, está no Globoplay. Uma das coisas que tem atraído a atenção dos autores é o cenário que a cidade oferece e outra é o apoio que a equipe de produção das novelas e filmes recebe do poder público municipal.

* O prefeito Sérgio Azevedo visitou o aeroporto no fim de semana para verificar as condições em que ele se encontra, já que no próximo sábado o local vai receber a Esquadrilha da Fumaça, para um show de acrobacias. "Conseguimos trazer a Esquadrilha da Fumaça. Estávamos há muito tempo tentando trazer e não conseguíamos, mas agora ela vem em homenagem aos 150 anos de Poços de Caldas", afirmou o prefeito.

* A concorrência por meio de pregão eletrônico, tendo como objeto a contratação de empresa especializada na coleta de lixo domiciliar, foi transferia para o dia 2 de agosto, segundo comunicado publicado no diário oficial, edição desta segunda-feira. O adiamento se deu em virtude de alterações introduzidas no edital.

* O vereador Ricardo Sabino é autor do projeto de lei que dispõe sobre a criação da "bolsa atirador", destinada aos atiradores durante o período de instrução no Tiro de Guerra de Poços. "Muitas vezes o jovem encontra dificuldades para encontrar emprego neste período em que está ali prestando o serviço militar. Precisamos conscientizar o empresário que este jovem está ali recebendo noções de cidadania, civismo, patriotismo e aprendendo valores", afirmou o vereador.