a0zema

O vereador Kleber da Zona Leste marcou presença no jantar oferecido pelo prefeito a Romeu Zema

 

O governador Romeu Zema participa nesse sábado, do Encontro Estadual do Partido NOVO que acontecerá em Poços de Caldas, sul de Minas Gerais, das 8h15 às 17h00, nas dependências do Palace Casino. O evento contará também com a presença do Deputado Federal e pré-candidato a Vice-Presidente da república, Tiago Mitraud (Novo-MG), líder da bancada do partido na Câmara e presidente da Frente Parlamentar da Reforma Administrativa. Deverão estar presentes também, além de outras autoridades do partido, o Deputado Federal, Lucas Gonzales; o vereador Kleber da Zona Leste (Poços); Fernando Holiday (Vereador São Paulo); Mateus Simões(Ex-vereador Belo Horizonte e ex-secretário de governo); Ronnye Antunes (presidente do Diretório Estadual de Minas Gerais) e Alexander Dannias (presidente do Diretório Municipal de Poços de Caldas).

O Encontro

Poços de Caldas sedia pela primeira vez o evento, sendo a única cidade do interior de Minas Gerais que elegeu um vereador (Kleber Silva) pelo NOVO, além de possuir um diretório municipal completo e estabelecido plenamente e ter sediado em março/2022, o “Salto da Liberdade”, voltado especialmente para o público feminino. Além do Encontro Estadual, o governador Romeu Zema estará presente hoje, sexta feira, 08, em um jantar somente por adesão, em virtude do NOVO não utilizar fundo partidário, para troca de ideias com empresários e apoiadores.

Perdas dos municípios com redução do ICMS

O governador de Minas Gerais, Romeu Zema disse que acredita que o governo federal irá compensar Estados e municípios pelas perdas de arrecadação decorrentes da lei federal que estabeleceu teto de 17% ou 18% para o ICMS sobre combustíveis, energia elétrica e telecomunicações. Caso contrário, Zema projeta que os municípios terão dificuldades para prestar serviços principalmente nas áreas da saúde e da educação. “Estamos confiantes de que o governo federal irá fazer essa reposição de maneira satisfatória, já que muitos prefeitos e prefeituras dependem dessa arrecadação, do repasse do ICMS, para fazer as suas ações principalmente na área de saúde e também na área de educação”, disse o governador.

Catadores se dizem desamparados

Matéria divulgada pela TV Poços mostra que os catadores de material reciclável que trabalham no aterro controlado há muitos anos, de onde tiram o sustento de suas famílias, estão preocupados com o fim do depósito de lixo a céu aberto e se sentem desamparados. Segundo eles, nenhuma autoridade municipal os procurou para falar sobre o fim do aterro e nem para dar uma diretriz para que possam continuar trabalhando. A maioria ficou sabendo pela imprensa local. Para eles, a Prefeitura poderia encaminhá-los para uma cooperativa de catadores ou arranjar outro tipo de trabalho para que possam continuar a sustentar suas famílias.

O secretário Donizette desmente o desamparo, dizendo que a cerca de um ano estiveram reunidos com os catadores e que nesta semana o secretário de Promoção Social, Carlos Eduardo Almeida, esteve conversando com eles novamente para falar sobre o que pode ser feito. "Alguns são pessoas que recebem algum tipo de benefício do governo federal. Se os levarmos para uma empresa ou cooperativa eles perdem este benefício. Um ou outro até tem trabalho fixo registrado e recebem de outra empresa, mas fazem também esta separação de material no aterro. Aqueles que não têm o benefício poderão ser encaminhados pela Promoção Social para que possam receber o auxilio", garantiu Donizette.

   CURTAS   

* Analisando pelo lado da visibilidade e ganho político, o prefeito Sérgio Azevedo foi inteligente em substituir o coquetel por um almoço, para recepcionar o governador Romeu Zema. O evento contou com muitos empresários, lideranças políticas e vários prefeitos da região, além da equipe de governo, o que não aconteceria caso o coquetel fosse mantido.

* Além disso, o governador ainda passou boa parte da tarde de sexta ao lado do prefeito dando entrevistas e até visitando uma cristaleira. Com isso, quem apareceu ao lado do governador e do prefeito o tempo todo foi o pré-candidato a deputado federal Celso Donato.

* Como divulgado pelo blog, a Prefeitura está contratando uma empresa para obras de reforma e adequação na edificação construída no alto da serra, ao lado do monumento ao Cristo Redentor, cujo ocupação seria a instalação de um Observatório Astronômico. Resta saber qual o plano que a administração tem para ocupação do local, se for a reativação do observatório, que por sinal nunca funcionou, é bom já ir preparando um esquema de vigilância para evitar furtos e vandalismo para não repetir o que vem acontecendo com vários prédios públicos e áreas de lazer.

* O União Brasil agendou para o próximo dia 15, um Encontro Regional do partido, a ser realizado em Andradas, com a presença do presidente da legenda em Minas Gerais, Marcelo Freitas, do deputado federal Bilac Pinto e do pré-candidato a deputado federal, Rodrigo Lopes. O encontro será realizado no Wine Bar, na Rodovia Poços/Pinhal e quem quiser confirmar presença é só ligar no telefone 99131-5939.

* Como prevê o protocolo, Sérgio Azevedo, como representante maior do Município, foi até ao aeroporto para recepcionar o governador Romeu Zema na manhã de ontem e ali mesmo aproveitou para um papo rápido com o governador, enumerando uma série de medidas que adotou na sua administração. O governador estava acompanhado do Secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio de Avelar (de calça clara).

* Durante sua fala no almoço oferecido ao governador, o prefeito Sérgio Azevedo agradeceu o apoio recebido de Romeu Zema para a sua administração e até se colocou à disposição para, se preciso gravar um depoimento falando como era antes (governo do petista Fernando Pimentel) e agora, com ele no governo.

* Sérgio ainda declarou ser a favor do voto distrital, um formato eleitoral que facilitaria a eleição de representantes regionais para a Assembleia Legislativa e Câmara Federal, aproveitando a oportunidade para dizer que seu apoio para candidato a deputado federal nesta eleição é para o seu ex-secretário de governo, Celso Donato.

aaazema.jpg

* Romeu Zema foi conhecer a indústria de cristais São Marcos onde acompanhou o processo de fabricação das peças em cristais Murano, sendo recepcionado pelo diretor da cristaleira, o empresário Antonio Carlos Molinari. O governador estava acompanhado do prefeito Sérgio Azevedo, do vereador e presidente da Câmara, Marcelo Heitor, mais o empresário e presidente do sindicato de hotéis Waldir Miguel e Celso Donato.

* Como não existe nada tão ruim que não possa piorar, o setor de saúde em Poços, que já não ia bem, pode ser agravar ainda mais com o anúncio feito pela direção do hospital da Santa Casa, sobre um prejuízo mensal da ordem de R$ 700 mil. Ao tomar conhecimento da situação, o secretário Carlos Mosconi declarou que já se reuniu com prefeitos da região. “Todos eles entenderam, inclusive algumas medidas já foram propostas na reunião. A situação é complexa, difícil e que demanda uma solução de ordem regional. Não é o problema de um hospital, nem é o problema de uma cidade. É um problema de uma região inteira”, falou Mosconi.

* Na edição do diário oficial de ontem, sexta-feira, está publicado um Decreto assinado pelo prefeito Sérgio Azevedo, autorizando o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), a abrir crédito suplementar no seu orçamento no valor de R$ 600 mil, para atender dotação orçamentária no que diz respeito a sentenças judiciais.

* Na mesma edição, está também a obrigatoriedade, aprovada pela Câmara Municipal e sancionada pelo prefeito, instituindo a obrigatoriedade de ampla divulgação em todos os setores dos órgãos municipais sobre as atribuições dos ocupantes de cargos de chefia nas unidades ou repartição. Um cartaz ou mural deverá ser colocado em local visível com a relação dos cargos e dos nomes dos seus ocupantes.

* Pré-candidato a deputado estadual pelo PSC, partido aliado do governador, o presidente da Câmara, Marcelo Heitor esteve na recepção oferecida a Zema e o acompanhou em sua visita a indústria de cristais. Marcelo faz o estilo daqueles que trabalham em silêncio e vai comendo pelas beiradas. Foi assim que se elegeu e reelegeu vereador, virou presidente do legislativo e não será surpresa se acabar também se elegendo deputado estadual.

Hospital Oncológico de Pouso Alegre entra na fase final de capeamentos e concretagens

aonco.jpg

As obras de construção do novo Hospital Oncológico Samuel Libânio entraram na fase final de capeamentos e concretagens.

O engenheiro responsável da obra, Lucas Borges confirma o ritmo acelerado dos trabalhos. “Conseguimos adiantar os trabalhos de capeamentos das lajes alveolares e travamento total das estruturas. O processo teve as lajes niveladas e equalizadas. Na sequência, foram feitas as armações das lajes com as telas de aço soldadas e armação da ferragem negativa das vigas. Depois disso, inserimos a capa de 9cm de concreto resistente FCK25”, disse o engenheiro responsável. Após o capeamento total, a estrutura toda com pilares, vigas, lajes, são travadas e então é trabalhado o pavimento do prédio em um corpo só. 

A obra do Hospital Oncológico segue o sistema pré-moldado específico para edifícios altos e compostos por elementos, como pilares e vigas, que podem ser facilmente transportados e montados. A principal característica do sistema é o nó de tipo úmido previsto entre vigas e pilares vazados. A continuidade estrutural é alcançada com sobreposição dos elementos horizontais e o capeamento de solidarização, que estão sendo realizados neste momento.

O terreno do novo Hospital Oncológico Samuel Libânio tem 2,8 mil metros quadrados para a construção da unidade. Ao todo, são cinco pavimentos e mais de 11 mil metros quadrados de construção. O prédio também terá um heliponto e estrutura para fazer o tratamento oncológico, exames e cirurgias.