PMC home EduardoPeret

Medidas cada vez mais severas estão sendo tomadas para conter o terrível vírus corona

Após fechar as entradas da cidade para turistas como prevenção ao novo coronavírus, Poços de Caldas terá o comércio fechado por tempo indeterminado a partir deste sábado (21). O anúncio foi feito nesta sexta-feira (20) pela prefeitura. A drástica decisão tomada pelo Comitê Extraordinário de Combate ao Covid-19, lojas,bares e restaurantes, inclusive o shopping, deverão manter as portas fechadas. Apenas farmácias, supermercados, padarias e postos de combustíveis poderão permanecer abertos.

Entradas da cidade bloqueadas para turistas

Antes do comércio, a prefeitura já havia decidido pelo fechamento das entradas da cidade para turistas. Com isso, as divisas do município para a entrada de turistas estão fechadas e nenhum ônibus ou van com turistas pode entrar na cidade. Carros licenciados com placas de municípios que já tenham casos de coronavírus também não têm acesso permitido. A partir de segunda-feira (23), todos os carros de passeio com turistas serão impedidos de entrar na cidade. Moradores de cidades vizinhas, que trabalham em Poços e prestadores de serviços não serão barrados.

ATUALIZAÇÃO:

Cultos, Missas e eventos religiosos

Para resguardar o interesse da coletividade, fica proibida, por prazo indeterminado, a realização de cultos, missas e eventos religiosos
em igrejas e templos de qualquer natureza.

Comércio e serviços

 Está proibido o funcionamento de todo e qualquer estabelecimento comercial, prestadores de serviços, empresas, tais como: shopping center, lojas comerciais, cinemas, salões de beleza, clínicas de estética, academias, centros automotivos, praça de alimentação de shopping, bares,restaurantes, lanchonetes, cafeterias, lojas de conveniência, traillers, serviço de zona azul, comércio ambulante em geral.

Expo-arte,  Fearpo e pontos turísticos

A partir do dia 21 de março de 2020, fica vedado o funcionamento das feiras EXPO-ARTE de rua e FEARPO – Feira de Artes eArtesanato de Poços de Caldas , bem como dos pontos turísticos públicos e privados.

Transporte Público

A concessionária do serviço de transporte público coletivo deverá funcionar com horário limite, até às 20h, estabelecendo os horários sob demanda para atendimento das linhas. Ela ainda precisa evitar aglomeração de pessoas, bem como intensificar as medidas de higienização dos ônibus.

LIBERADOS A FUNCIONAR

Estão liberados a funcionar os serviços essenciais vinculados aos produtos e insumos necessários às medidas de prevenção e enfrentamento à pandemia, realizados pelos mercados, supermercados, farmácias, panificadoras, postos de combustíveis distribuidoras de água, gás, serviços funerários, agências bancárias e similares, casas lotéricas, clínicas veterinárias e pet shop, correios, açougues, peixarias, hortifrutigranjeiros, quitandas, feiras livres,CEASA, oficinas mecânicas, borracharias.

Entrega em domicílio

Fica permitida entrega em domicílio de produtos alimentícios ou quaisquer outros produtos, pelo sistema delivery direto ao consumidor, sem limitação de horário. Isso, desde que o estabelecimento tenha estrutura e logística para fazer as entregas respeitando as medidas estabelecidas pelas autoridades de
saúde de prevenção ao contágio e contenção da propagação do novo coronavírus.

CONVOCAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DE SAÚDE

Ficam suspensas pelo período de 60 (sessenta) dias as férias dos profissionais de saúde, a fim de garantir a equipe mínima nas unidades de saúde para atendimento dos casos suspeitos.

Importante ressaltar que o descumprimento dessas medidas acarretará em penalidades. Denúncias podem ser feitas para a Polícia Militar – 190 /Guarda Municipal – 3697-2345/ site – www.pocosdecaldas.eouve.com.br

 

Comércio de Caldas também fecha comércio local

A Prefeitura de Caldas publicou um decreto municipal suspendendo o funcionamento dos estabelecimentos comerciais da cidade. A medida, que visa o enfrentamento do vírus corona no município, está direcionada para os estabelecimentos onde possa existir aglomeração: bares, restaurantes, lanchonetes, clubes e serviços de lazer, academias de ginástica, clinicas de estéticas e salões de beleza, feiras e exposições, igrejas, templos e entidades religiosas.

Ela passa a valer a partir deste sábado, dia 21 A proibição não se aplica aos mercados, supermercados, açougues, panificadoras, postos de combustíveis, farmácias, clinicas médicas e veterinárias, consultórios odontológicos, hospitais e serviços de saúde em geral. Estes estabelecimentos devem adotar medidas para evitar a aglomeração de pessoas se possível criar mecanismo de escalonamento de horários para o atendimento ao público). Bancos e casas lotéricas poderão funcionar, mas deverão adotar medidas preventivas e evitar a aglomeração, observando as orientações das autoridades de Saúde em relação à prevenção e combate ao Coronavírus.

As empresas responsáveis pelo transporte público coletivo e individual deverão disponibilizar álcool gel 70% para os usuários e providenciar a higienização dos veículos, bem como reduzir a lotação e ainda a limpeza do sistema de ar-condicionado.

A prefeitura também restringiu a entrada de ônibus de turismo e interestaduais na cidade. Veículos licenciados em outras cidades só poderão entrar na cidade desde que comprovem residência, ou que trabalham ou prestam serviço em Caldas. Taxi ou veículos por aplicativos de outras cidades poderão entrar na cidade desde que o passageiro comprove a residência na cidade. Veículos transportando gêneros alimentícios, produtos medicinais, por exemplo, não serão barrados.

Ainda como medida preventiva, o tempo de velório foi limitado a 5 horas apenas e com a presença de 10 pessoas somente no ambiente, podendo ser alternado.