idoso

Sr. Nestor, que é amigo do Sr. Francisco de Assis, cuida da horta no PSF do Santa Rosália

Há alguns anos, a farmacêutica Yula Merola iniciou a implantação de uma hora medicinal no PSF do bairro Santa Rosália, na Zona Leste. Alecrim, bálsamo, lavanda, incenso, erva doce e diversas outras plantas medicinais fazem parte desta horta comunitária que fornece essas ervas aos moradores da região. O paciente e morador do bairro, senhor Nestor Domingues, de 92 anos, cuida da horta com todo cuidado e carinho há pelo menos cinco anos. Para sustentar as plantas, pneus, garrafas pet e restos de madeira ajudaram a compor o cenário da horta.
A servidora da Atenção Básica, Daiana Clélia de Morais destacou a importância do vínculo entre paciente e unidade. “Acho super legal ele poder ajudar e participar dessa ação dentro a Unidade. O vínculo entre unidade e usuário é muito importante e impacta positivamente nas ações realizadas no local.A Enfermeira, Renata Juliana Machado contou como o senhor Nestor ajuda a cuidar das plantas. “Ele sempre foi conhecido no bairro por gostar de plantas, logo que viu o espaço na ESF já se prontificou a plantar flores no jardim e a cuidar das plantas medicinais, todos os dias ele vem para aguar, plantar, capinar e zelar pelo espaço, somos muito gratos a ele pela dedicação. Criamos um vínculo muito forte, senhor Nestor é parte da nossa equipe.”

horta

A unidade do bairro Santa Rosália atende cerca de 7.702 pessoas. As plantas ficam disponíveis para toda a população e os interessados em ter as plantinhas em casa podem até levar uma muda para sua residência. Além das plantas medicinais, o local conta também com uma plantação de diversas flores que embeleza ainda mais a unidade.